Bem vindos ao mundo existencialista

Espero compartilhar com vocês a riqueza do mundo existencialista!

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Será que ainda estamos caminhando?

 





A relação terapêutica é verdadeiramente intrigante

 

O silêncio pode ser terapêutico? Como podemos sussurrar, de forma existencial, quando a cada passo que damos, apesar da proximidade, nos afastamos um pouco mais? Ser terapeuta, embora possa parecer simples, envolve escolher cuidadosamente quais portas bater. Não se enganem ao pensar que nosso papel se limita à audição passiva; na verdade, estamos ativamente oferecendo silêncios, que têm o potencial de atuar como um espelho, refletindo para o cliente o que existe dentro de si mesmo.

O processo verdadeiramente terapêutico é uma forma de poesia, daquelas que não sabemos exatamente de onde vêm. Um momento de encontro que, em última instância, nos impede de estarmos evidentemente juntos, mas, ao mesmo tempo, oferece uma espécie desconhecida de atmosfera da presença.

Recentemente, um cliente me disse: “Tenho medo de questionar as bases do castelo de areia que construí para suportar minha dor, mas saber que você veio visitar me dá uma sensação estranha de segurança para fazê-lo”.

O discurso silencioso da presença ecoa alto, e nestes encontros, as palavras tornam-se desnecessárias, pois já não precisamos falar. Estamos imersos na arte, na criatividade, na poesia. Estamos trilhando caminhos onde o chão ainda não existe.

 

Afinal, o que é caminhar?



Por 

Roberto Cruz



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...