O objetivo desta dissertação é refletir sobre a visita escolar, procedimento que faz parte do psicodiagnóstico infantil interventivo de base fenomenológico-existencial. O desafio desse trabalho é partir de um fenômeno familiar e já conhecido pela autora, a visita escolar, e retornar ao mesmo ponto agora apreendendo as especificidades deste recurso
que permite ampliar a compreensão da criança e dos pais no processo de psicodiagnóstico. Fundamentos teóricos sobre o universo escolar intercalados com vinhetas de casos atendidos pela autora, assim como um caso clínico, deram condições de enfatizar a importância da visita escolar no processo de psicodiagnóstico. A escola tem uma importância significativa na vida da criança, pois é nesse novo grupo social, composto por diversas relações humanas que ela constitui uma nova rede de significados. A compreensão das relações de uma criança com os professores, colegas e outros profissionais da escola ampliam o olhar do psicólogo sobre ela. A relação dos pais com a escola e a expectativa que estes revelam sobre a instituição ampliam também o entendimento que o psicólogo tem da dinâmica familiar. As abordagens de ensino, o espaço físico e o de interlocução também são consideradas neste trabalho, pois revelam aspectos importantes da criança e de seus pais.
http://www.psicoexistencial.com.br/arquivos/visita_escolar.pdf
por Vanessa Maichin
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